Cerca de 15 mil pessoas aguardam liberação de benefícios no INSS em Sergipe

Três das 16 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sergipe continuam sem atendimento presencial. Desde março do ano passado, as unidades de Capela, Tobias Barreto e Itabaiana estão nessa situação porque todos os servidores fazem parte de algum grupo de risco da Covid-19.

Segundo a assessoria do órgão, as agências seguem sem atendimento presencial, porém elas continuam funcionando, já que os servidores estão indo trabalhar normalmente e fazendo trabalhos internos, análise de processos, entre outras atividades.

As unidades que estão atendendo ao público atualmente são duas em Aracaju e as demais em Estância, Lagarto, Propriá, Nossa Senhora da Glória, São Cristóvão, Itabaianinha, Poço Redondo, Canindé, Nossa Senhora das Dores, Umbaúba e Porto da Folha.

Atualmente, cerca de 15 mil pessoas aguardam a liberação de algum benefício pelo INSS em Sergipe. Conforme a autarquia, o tempo médio para liberação desses benefícios é de 30 a 45 dias. O INSS estima ainda que a demanda reprimida para a realização de perícia é de cerca de 12 mil pessoas que ainda precisam passar pelo procedimento.

"Dos 24 mil que estavam pendentes em razão da pandemia, desde o dia 14 de setembro até hoje, a demanda é de cerca de 12 mil pessoas - excluindo as novas solicitações de perícias e considerando apenas a demanda reprimida", afirma o INSS.

Para ser atendido, a orientação é que os segurados agendem os seus atendimentos através dos canais remotos: Site www.meu.inss.gov.br; o Aplicativo Meu Inss ou o Telefone 135.