Viúva de Marielle Franco, Monica Benício é eleita vereadora no Rio de Janeiro

A viúva de Marielle Franco, Mônica Benício, foi eleita para a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, neste domingo (15). Ela concorreu ao pleito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o mesmo da ex-mulher, sendo a 11° mais votada, com 22.999 votos.

“Estamos eleitas! A Câmara Municipal terá uma vereadora assumidamente lésbica! Agradeço imensamente às mais de 22 mil pessoas que votaram por um futuro mandato feminista e antifascista para a Câmara Municipal do Rio! Vamos transformar essa cidades juntas!”, disse a vereadora.

Monica foi uma das apostas mais altas do PSOL para a Câmara Municipal. O partido transferiu R$ 124 mil para a campanha da candidata. Já na reta final, a viúva de Marielle ganhou apoio do líder da banda Pink Floyd, Roger Waters, que pediu votos, em português, para ela. “Retire o Brasil dos assassinos e bandidos, dos milicianos, e devolvam-no ao povo”, disse o músico.

Assim como sua antiga companheira, Mônica também nasceu e foi criada no Complexo da Maré, um conjunto de favelas da capital. Marielle foi assassinada no dia 14 de março de 2018, e até hoje não se sabe quem foi o mandante do crime, que também assassinou o motorista da ativista.