Vereadora solicita estudo de impacto ambiental e de vizinhança do Shopping Praia Sul, na Aruana

Nesta quarta-feira, 15, foi aprovado o Requerimento de autoria da vereadora Linda Brasil (PSOL), nº227/2021, que solicita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju – SEMA, estudo de impacto ambiental (EIA) e de vizinhança (EIV) do empreendimento Shopping Praia Sul, localizado no Bairro Aruana, na Zona de Expansão.

É fundamental o Estudo de Impacto Ambiental para avaliar se o empreendimento pode ocasionar em prejuízos ao meio ambiente e qual a intensidade, são questões que podem ser impedidas por meio de planejamento e execução do estudo. Essas atividades são fundamentais para a construção de um diagnóstico necessário para a proteção e defesa do meio ambiente.

O EIA é previsto pela Constituição Federal, através do artigo 225 para a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Da mesma forma, o Estudo de Impacto da Vizinhança tem como objetivo ser uma ferramenta de gestão urbana, que se adotada pelo município pode auxiliar na análise de impactos gerados por construções no planejamento urbano, e assim garantir um espaço urbano mais equilibrado.

“Acredito que é necessário que haja um equilíbrio no desenvolvimento do espaço urbano, é preciso preservar o meio ambiente que não pode ser secundarizado em função dos investimentos de empresas”, afirmou.

Fonte: Assessoria