Mesmo com pandemia, maioria dos aracajuanos pretende ir às urnas

A pandemia do coronavírus provocou mudanças nas datas e no sistema de votação para as eleições municipais deste ano, mas ainda suscita dúvidas quanto à participação do eleitorado. Na primeira pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Aracaju, o Ibope mensurou o índice de adesão dos aracajuanos, revelando que a maioria deve comparecer ao primeiro turno do pleito, marcado para o dia 15 de novembro. 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um protocolo com medidas que visam prevenir o contágio entre mesários e eleitores, mas há quem continue receoso quanto aos riscos, já que tradicionalmente os colégios onde funcionam as seções eleitorais tornam-se verdadeiros pontos de aglomerações, o que é completamente inadequado em meio à crise sanitária decorrente da covid-19. 

Segundo o Ibope, 74% dos eleitores aracajuanos já decidiram que devem comparecer às urnas para escolher prefeitos(as) e vereadores(as); outros 19% ainda estão em dúvida quanto ao comparecimento no dia do voto e 6% já decidiram que não vão votar este ano. As mulheres são maioria entre aqueles que não pretendem participar do pleito. A pesquisa também mostrou que cerca de 80% dos eleitores idosos - que integram o grupo de risco para a covid-19 - pretende ir votar na capital sergipana. 

A pesquisa, encomendada pela TV Sergipe, ouviu 504 aracajuanos por telefone e possui um índice de confiabilidade de 95%. 

Como será a votação? 

O voto é facultativo para os eleitores analfabetos, os maiores de 70 anos, e os que têm entre 16 e 18 anos.

O primeiro turno acontece no dia 15 de novembro e, onde houver segundo turno, no dia 29 de novembro. A votação deve ocorrer das 7h às 17h. E para pessoas com 60 anos ou mais, o horário entre 7h e 10h é preferencial. De acordo com a legislação, o segundo turno só pode ser realizado nas cidades com mais de 200 mil eleitores. 

Para evitar aglomerações - e consequentemente maior risco de contágio -, o TSE extinguiu a necessidade de biometria nestas eleições. Mas quem já estava com o título suspenso não pode votar. O uso de máscara facial dentro dos colégios eleitorais será obrigatório e a Justiça Eleitoral recomenda que cada eleitor leve a sua própria caneta.

No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe e instale o aplicativo e-Título no seu celular. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.